quarta-feira, 8 de julho de 2009

Rádios FM do sul de Minas Gerais - Tradutor Técnico

Mais uma vez quero falar sobre as rádios Fm de Alfenas e região. Eu sou locutor e já trabalhei nas rádios Atenas 105,3 de Alfenas e montanhes Fm de Campos gerais, uma cidade próxima daqui e tambem em outras menores. Com exceção da radio serra negra de Alterosa 102,1 (que tem uma programação exclusivamente sertaneja) todas as outras rádios possuem uma programação dinãmica que toca de tudo desde sertanejo até funk, etc. Devia haver uma rádio que procurasse tocar somente um estilo de música de acordo com a preferência do ouvinte como acontece nas capitais, posso dar o exemplo da Antena 1 que só toca flashback internacional (excelente), Metropolitana de São Paulo que possui uma programação jovem tocando mais dance music como a transamerica, jovem pan, etc e tambem a nativa, band fm e extra fm de Belo Horizonte que procuram atingir o publico mais popular tocando mais musica brega nacional. A vantagem deste tipo de programação é que o ouvinte já vai para aquela determinada emissora porque sabe que vai tocar a musica que ele gosta, não importa a hora que ele esta ouvindo, ele sabe que ali é a radio que toca o estilo que ele gosta. Este ouvinte será cativo da frequência nunca deixará de ouvir esta rádio. Mas alguns programadores poderão falar: quem gosta de sertanejo não vai sintonizar uma rádio que só toca dance music! nada mais falso, se fosse assim então todas as rádios teriam que tocar só sertanejo! este não é estilo musical mais aceito por todas as classes da população? ah, mas eu quero ter muita audiência, será que tocar só sertanejo minha rádio vai faturar mais? não, não vai faturar! porque tudo demais enjoa, cada cidade precisa ter pelo menos uma rádio em cada segmento. Assim há campo para todas sem exceção, todas vão faturar muito bem. Os donos de rádio ou diretores não enxergam isso acham que interior não pode ter este tipo de programação, esta mentalidade precisa acabar. Sou totalmente a favor da diversificação da programação unica de um só estilo musical de cada rádio. É lógico tambem que uma rádio não vai ficar tocando musica clássica o dia inteiro, a não ser que ela seja uma emissora educativa, no caso seria melhor ela abranger mais segmentos culturais para diversificar sua grade. Mas quase todos os estilos são bem aceitos. Hoje estou observando que isso esta acontecendo timidamente dentro da programação da propria radio como a Clube fm de varginha 99,3, ela possui programas terceirizados que focalizam MPB, roberto carlos, dance music, black music, etc, mas ainda é pouco. Na região as rádios que não mudam a programação continuam sempre as mesmas sem quase nenhuma alteração são:

Radio Atenas fm alfenas 105,3 MHz
Radio zero fm de areado 103,7 MHz
Vanguarda fm de Varginha 103,1 MHz
mantanhes fm de Campos Gerais 97,1 MHz
Libertas fm de Poços de Caldas 99,5 MHz
Fama Fm da cidade de Fama 98,1 MHz
Sentinela fm de Três Pontas 99,1 MHz
Melodia fm de Varginha 102,3 MHz
montanhesa fm de Machado 97,9 MHz
independencia de Passos 92,1 MHz
104 Fm de Poços de Caldas 104,1 MHz
Onda sul de Carmo do Rio Claro 100,7 MHz
Cidade Fm de Guaxupé 105,5 MHz

Só para citar algumas que chegam com sinal mais forte em Alfenas, mas a tendência é esta cada emissora de rádio se especializar em um estilo unico para agradar um determinado segmento da sociedade e no final todas fazendo isso todos os ouvintes ficarão muito satisfeitos em ouvir a radio que mais gosta, todos saem ganhando!!!
Com a internet se popularizando cada vez mais muitas emissoras serão obrigadas a mudar sua grade de programação para não ficarem sem ouvintes. Abraço a todos qualquer dia volto a este assunto, fica aqui minha sugestão.

Nenhum comentário: